segunda-feira, 17 de agosto de 2009

REPRESSÃO BRASILEIRA AUMENTA NO HAITI

Estudantes e operários estão presos em condições desumanas por terem participado de passeata pelo aumento do salário mínimo.

Por
*Franck Séguy


A repressão burguesa no Haiti está se fortalecendo ao longo das semanas. O Brasil dos ricos, das empresas que precisam da mão-de-obra haitiana barata está fazendo tudo que pode para manter a sua neocolonização no Haiti. O seu braço armado - a Minustah - rouba, estupra, mata ... tendo a total garantia de imunidade.

Apenas durante esta semana, 14 pessoas foram presas. Guerchang Bastia, 21 anos, estudante em sociologia, membro da ASID (Associação universitária Dessaliniana), Patrick Joseph, 36 anos, membro do KRD (Comitê para o fortalecimento do bairro de Duvivier), e 8 operários foram presos por terem participado de uma manifestação operária no dia 10/08 a favor da publicação da lei sobre o reajuste salarial de 200 gourdes (42 gourdes = 1 dólar).

Dois dias depois, quarta-feira (12/08) Edouard Edwight, membro da ASID foi prendido ao voltar do seu estágio para sua casa. Hérold César, estudante em comunicação, foi preso no momento em que era a caminho de ir à universidade. Joseph Valcin foi preso após ter sido asfixiado com gás lacrimogêneo por parte das tropas brasileiras e da policia haitiana, dentro da Faculdade das ciências humanas da Universidade estadual do Haiti.

Anne Lesperance, estudante em Serviço social, foi presa no mesmo dia 12 de agosto. Ela foi libertada após ter resistido à tentativa de estupro por parte das forças armadas.

É preciso uma campanha nacional no Brasil pela Liberdade imediata para os estudantes e operários presos. Livre direito de manifestação. Aumento imediato do salário. Fora as tropas estrangeiras do Haiti.

A nossa luta é internacional!


Mensagens de solidariedade ao povo haitiano e de repúdio à repressão podem ser encaminhadas para os endereços abaixo:

Plataforma das organizações haitianas de direitos humanos (POHDH)
pohdh@yahoo.fr

Rede nacional de defesa dos direitos humanos do Haiti
rnddh@rnddh.org

Comitê de advogados pelo respeito das liberdades individuais
carlihotline@yahoo.fr

Gabinete do Primeiro Ministro do Haiti
primature@list.primaturehaiti.org

Ofício de Proteção da Cidadania
opc-haiti@hotmail.com


COM CÓPIA PARA:
Alter Presse – alterpresse@medialternatif.org (www.alterpresse.org)
ASID – asiddesalin@yahoo.fr
Conlutas – conlutas@conlutas.org.br


É mais do que urgente mobilizarmos o mais breve possível e conscientizarmos o Brasil todo. Estamos contando com seu total apoio, camaradas.

*Franck Séguy é haitiano e militante da Asosyasyon Inivèsitè ak Inivèsitèz Desalinyèn (Asid) do Haiti.

Um comentário: